Cozinha também é lugar de brincar!

A criança decifra o mundo, lida com medos, frustrações e alegrias por meio da imaginação e das brincadeiras. O mundo inteiro é um quintal, todos os objetos são brinquedos e as outras pessoas, adultos ou crianças, se tornam companheiras nessa jornada do brincar aprendendo, desvendando, conhecendo.

Fonte da imagem: Cheguei ao Mundo
Podemos aproveitar essa característica peculiar da criança para os momentos mais difíceis de transições e saltos de crescimento. A introdução de novos alimentos no repertório de sabores de nossos bebês e crianças é uma grande oportunidade de exercitamos a nossa própria imaginação para demonstrar com calma e alegria que os momentos das refeições podem ser também muito prazerosos e divertidos, cheios de descobertas desse novo mundo de texturas, aromas, sabores e cores!

Que tal brincar de cozinhar com suas filhas(os), netas(os), sobrinhas(os), alunas(os), incentivando que a criança, sozinha, tenha contato com os alimentos, manuseando os legumes, verduras e frutas? Deixando que ela perceba por si só os diferentes formatos e suas semelhanças com objetos já conhecidos – bola, bonecas e outros brinquedos)?

Podemos encantar a criança com as infinitas possibilidades de transformações dos alimentos ao serem descascados, picados, espremidos, cozidos… tudo isso com muita descontração, sem se preocupar se aquele alimento será consumido, apreciado ou odiado, apenas que seja descoberto, desvendado, aguçando ainda a mais a curiosidade em torno da alimentação.

A hora de comer não precisa ser um martírio! Pode, sim, ser uma oportunidade de brincar de conhecer o mundo através das pontas dos dedos, do nariz, dos olhos e da boca! Leve seu mini-chef para a cozinha e permita que essa magia aconteça!
Conheça os kits de avental+touca do Empório Materno para a(s) sua(s)
ou o(s) seu(s) minichef(s)!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *